HIDRÓXIDO DE AMÔNIO (AMÔNIA SOLUÇÃO, AMONÍACO)

Uso:

* Aditivo alimentício.

* Adesivos.  

* Borracha.  

* Cerâmicas.

* Compostos de amônia.

* Detergentes.

* Farmacêutica.

* Fotografia (desenvolvimento de imagem latente).

* Impermeabilização de madeiras.  

* Lubrificantes.

* Manufatura de fita para escrever ou imprimir.

* Polimerização e condensação.

* Sabão amoniacal.

* Saponificação de gorduras e óleos.

* Têxteis.

1.1 Informações gerais

Hidróxido de Amônia (NH4OH).

Hidróxido de Amônia é um produto resultante da dissolução de Amônia Anidra (NH3 – gás) em água a concentrações variáveis, dependendo do uso a ser destinado ao produto.

Apresenta a seguinte reação química:

NH3 + H20 = NH4OH

Esta reação é extremamente exotérmica e reversível. Líquido incolor, com forte odor característico da Amônia Anidra, produz vapores brancos quando em contato com o ácido clorídrico. É tratado de forma similar à Amônia Anidra quanto aos aspectos de Toxicologia Ocupacional.

1.2 Sinônimos

Amoníaco

Amônia Solução

Água de Amônia

Hidróxido de Amônia

NH4OH (fórmula química)

1.3 Ficha Técnica

Número de risco = 80

Número da ONU = 2672

Classe ou Subclasse de risco = 8 (Solução Alcalina Fraca)

Descrição da Classe ou Subclasse de risco = Corrosivo

2.1 Dados perigosos

Conteúdo típico L.P.O.: 46,8 ppm limite

Trihidreto de Nitrogênio (NH3) 24, 25, 26 E 29 P.P.: 0,5 mg/l de Nitrogênio Água (H20) 76, 75, 74 E 74 LT: Brasil – 30 ppm Valor TETO.

2.2 Condições específicas

Como a reação do Hidróxido de Amônia é extremamente reversível, os dados de reatividade são os mesmos da Amônia Anidra (NH3).

  1. a) Estabilidade/Polimerização: Amônia Anidra é estável quando armazenado e usado sobre condições normais de estocagem e manuseio. Acima de 450 °C pode se decompor liberando nitrogênio e hidrogênio, não ocorrendo polimerização.
  2. b) Incompatibilidade Química: É uma solução alcalina faca que emite calor quando reage com ácido. Em contato com halogênios, boro, 1,2 dicloroetano, óxido de etileno, platina, triclorato de nitrogênio e fortes oxidantes, pode causar reações potencialmente violentas ou explosivas. Em contato com metais pesados e seus compostos pode formar produtos explosivos, em contato com cloro e seus compostos pode resultar a liberação de gás cloroamina. Amônia produz significativa mistura explosiva quando em contato com hidrocarbonetos. O produto também é incompatível com aldeido acético, acroleina, hidrazina, ferrocianeto de potássio.

Produtos Perigosos da Decomposição: Decomposição térmica da NH3 pode produzir gases nitrosos tóxicos.

* Peso Molecular: 35,03 g/mol

* Ponto de Ebulição: ND

* Ponto de Fusão: ND

* Temperatura Crítica: ND

* Pressão Crítica: ND

* Densidade: 0,895 g/mol à 0,905 g/mol a 1 atm.

* Densidade do Vapor: ND

* Pressão do Vapor:  ND

* Calor Latente de Vaporização: ND

* Calor de Combustão: ND

* Solubilidade na Água: Miscível

* Viscosidade: ND

* Reatividade Química com Água: Dissolve-se com suave efeito de aquecimento

* Materiais Comuns: Corrosivo para Cobre, Zinco, Prata e Ligas de Ag.

* Polimerização: NA

* Outros: NA

* Potencial de Concentração na Cadeia Alimentar: Nenhum

* Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO): NA

* Neutralização e Disposição Final: Colocar em um recipiente contendo água, neutralizar com H2O, drenar para esgoto com água suficiente.

A temperatura de armazenamento é similar ao do ambiente para Amônia Anidra; apresentando baixa temperatura a pressão ambiente. Utiliza-se normalmente embalagens em bombonas plásticas e/ou contentores plásticos (containeres) ou carros-tanque de aço carbono ou inox. Se em containeres, o transporte não deve ser efetuado em caminhões ou peruas fechadas. È estável durante o transporte desde que não haja prolongada exposição ao Sol.

As informações mencionadas acima fazem referência à síntese de nosso conhecimento e de nossa experiência com o produto Amônia. Tais informações aplicam-se ao estado puro do produto, conforme especificações. O manipulador, em casos de combinações ou misturas, deve certificar-se que elas não gerarão algum novo risco. O manipulador deve respeitar – independente destas informações fornecidas – o conjunto de textos legislativos, regulamentares e administrativos relativos ao produto, à higiene e à proteção do trabalho.


Fornecimento

A Total Química Indústria e Comércio Ltda possui vasta experiência em gestão de fluxo e organização de seus produtos comercializados.

Agindo conforme a legislação vigente e de acordo com as regras de segurança e preservação ambiental, a Empresa possui uma ampla e moderna frota com os mais recentes equipamentos para o transporte/ descarga de nossos produtos. Ainda, nossos motoristas e colaboradores são treinados e avaliados periodicamente em relação à segurança e manuseio de nossos produtos.

BOMBONAS / CONTAINERES

Efetuamos, dentro das normas internas de segurança e legislação vigente, carregamento em bombonas de 50 litros e containeres de 1.000 litros.

GRANEL

Para abastecimento à granel, temos caminhões próprios com capacidade de 16.000 litros (aproximadamente 14 toneladas), equipados especialmente para o transporte/ carga/ descarga conforme regulamentação.

GARANTIA

A  Total Química Indústria e Comércio Ltda compromete-se em produzir/ distribuir o produto Hidróxido de Amônio nas concentrações abaixo, utilizando matérias-primas com procedência ISO 9000:

*Hidróxido de Amônio concentração mínima 24%25:

Aparência incolor, livre de material em suspensão e sedimento.

Concentração mínima 24%25 em massa          

Densidade de massa (à 20°C) 0,9129 g/cm3

*Hidróxido de Amônio concentração mínima 28%25:

Aparência incolor, livre de material em suspensão e sedimento.

Concentração mínima 28%25 em massa

Densidade de massa (à 20°C) 0,8980 g/cm3